24 de junho de 2011

Dicas para organizar a geladeira conservando mais os alimentos



Leite, suco, verduras, sobras das refeições. Organizar todos os alimentos que precisam ficar na geladeira não é tarefa fácil. É tanta coisa dentro do refrigerador que, em pouco tempo, tudo acaba virando uma desordem total. Mas essa bagunça traz dois efeitos negativos: mais energia gasta, porque a porta da geladeira vai ter que ficar mais tempo aberta até você encontrar o que procura; e, os alimentos podem estragar em menos tempo do que o esperado, até porque fica mais difícil de localizá-los.  

Cada compartimento da geladeira é projetado para acomodar um determinado tipo de alimento e, por essa razão, saber o lugar adequado para cada item aumenta a sua durabilidade. Veja abaixo, orientações simples para a disposição de cada alimento na sua geladeira:

Comidas prontas:
 o que sai do fogão para a geladeira, assim como as sobremesas, pode ficar nas partes intermediárias. Guarde tudo em recipientes fechados para que não fiquem com aspecto ressecado.

Carnes, sobretudo de peixe: elas merecem atenção especial. Embala-os em plásticos novos e coloque-os na gaveta de carnes. Se forem consumidos por longo período, corte-os em pedaços e congele-os.

Ovos: acomode-os na parte superior da porta. Como a casca deles é porosa, não os lave antes de guardar, assim você evita que bactérias, presentes na parte externa, penetrem.

Frutas, verduras e legumes: coloque-os na gaveta de baixo. Embora sejam perecíveis (estragam sob temperatura ambiente), as cascas e folhas oferecem uma proteção natural. Assim, lave apenas na hora de usar.

Frios: queijos, presuntos, mortadelas, salames, entre outros, devem ficar nas prateleiras superiores. Reserve aqui também um espaço para a manteiga e o leite.

Latinhas, garrafas e caixas: limpe a parte superior das latas de cerveja e refrigerantes; o leite longa vida só deve ser refrigerado depois de aberto; e os enlatados devem ir para a geladeira fora da lata: um pote de plástico, bem fechado, é ideal.



http://www.divirta-se.uai.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA POR COMENTAR.